quinta-feira, novembro 01, 2007

Finos ou finados?

“ O morto está com muito bom aspecto”, quantos de nós é que já não ouvimos ou dissemos esta frase em velórios? Ninguém? Pois eu já escutei e já a disse!

Já a disse à família e em muitos casos com sentimento, e em muitos desses casos era verdade! Há realmente mortos que em vivos não tem tão bom aspecto.

A arte do pós-morte está cada vez melhor, aliás há casos de pessoas que já estão mortas e ainda aparecem em revistas, tipo a Duquesa de Alba ou a Lili Caneças.

Escrevo estas linhas no dia dos finados, nome curioso associado ao dia em que velamos pelos que já partiram, muitos deles sem pagarem as contas, outros sem avisarem.

Acho curioso chamarem dia dos finados, pois tudo o que fala em finos leva-me para a cerveja e a cerveja leva-me para a Super Bock e a Super Bock leva-me para a Unicer, a Unicer lembra-me a espectacular campanha de “outdoors” que aparecem nas nossas ruas.
Alias, ocorre-me uma ideia para um desses “outdoors” a ser colocado junto a um cemitério. Imaginem...

Um copo de fino em forma caixão e a frase “ Para o dia dos finados”!

É impossível eu não encarar a morte, a industria à volta da morte sem humor, é da minha natureza ser assim, chamem-lhe humor negro ou morbidez, eu chamo uma forma de encarar o inevitável.

Vou dar-vos casos práticos:

Conheço uma senhora que ainda está viva e já comprou um jazigo com o nome dela e vai lá enfeita-lo semanalmente;

Casos que pessoas famosas já escreveram o seu obituário;

O próprio testamento e todos os desejos que partilhamos com as pessoas mais próximas sobre o que queremos no nosso funeral.

Eu próprio declaro aqui o que pretendo para o meu:
Uma bandeira do FCP sobre o meu caixão e se possível os tipos que tocam no filme Gato preto Gato branco do Koustourica, aqueles ciganos, Fanfare Ciocarlia .
Quero que, dentro do possível ,não chorem e se for possível dentro do decoro tenham humor sobre o que fui.
Ia dizer que também podia ter mulheres nuas mas a minha mulher pode não gostar da ideia.
Além de eu ter a certeza que vou ser um morto com bom aspecto, a música escolhida irá de certeza distrair os mais criticos.

Assisti em Africa a alguns funerais, inclusive fui a um em que o corpo foi velado na esplanada de um café, com as mesas à volta do caixão e os empregados a servirem habitualmente. Lembro-me porque bebi uma Turbo King, cerveja preta fabricada em Lubumbashi a mais de 3000 kms do sitio onde eu estava, e os locais diziam que esta referida cerveja dava para levantar um morto. Também porque era a cerveja que o morto bebia e ele não estava em pé, lá se vai mais uma dessas sabedorias populares!

Pode parecer estranho velar um corpo na esplanada de um café, mas era o sítio onde o morto passava mais tempo, se ele em vivo não ia á igreja para quê passar as ultimas horas dele num sítio que lhe era estranho!

Mas não é só em Africa que se passam situações curiosas em relação á morte.

Constou uma vez que uma pessoa minha conhecida tinha morrido num acidente de carro, por coincidência ela nesse fim-de-semana tinha esquecido o telemóvel no emprego, quando chegou na segunda-feira, tinha dezenas de chamadas e mensagens no telemóvel.
Das duas uma, ou as pessoas são tão estúpidas que pensavam que ela ia atender ou responder, ou então era uma tentativa extrema de contactar através dela alguém que já tinha morrido. Eu próprio enviei uma mensagem a dizer “ Se estiveres morta procura o meu avô e pergunta pela chave do cofre”
Nunca esclareci uma coisa, é se essas chamadas ou mensagens pagavam roaming.

Poderia passar horas a descrever velórios ou funerais a que fui onde presenciei situações bizarras com pessoas menos bizarras onde o menos bizarro era a paciência do falecido a aguardar que toda a gente fosse para casa e ele pudesse finalmente descansar em paz.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O que dizer...
Regado (como se de vinho se tratasse)com um toque de excelente humor (morbido talvez mas com bom gosto) abordas uma questão deveras melindrosa p/ a maior parte das pessoas... a morte ...tema tabu... a partida daqueles que amamos (ou não...) Gostei sinceramente da abordagem que fizeste e como pouca experiência tenho em blogs, aqui fica o meu parco contributo a este. Ass: Pé Grande

11:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

este blog ja teve melhores dia
hehehehehe
realmente este tema incomoda-me, mas por ser pra ti mesmo assim comento: fizeste me rir, valeu a pena!

beijocas xxl

11:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa noite...
Digamos que de certo modo, fazes uma análise verdadeira da realidade... Directa e sem rodeios..:)
Mas o dia de finados, ou seja, dos fiéis defuntos é no dia dois de Novembro, sendo o dia um o Dia de Todos os Santos...
Mas gosto da forma com escreves. Clara, objectiva e com humor.
Tinha registado o blog há uns dias, mas só hoje o vim observar.
Continua...

10:25 da tarde  
Blogger O Anonimo dos Blogues said...

Eu sei que o tema incomoda alguns, mas é uma inevitável verdade. Não escrevo apenas sobre temas "fáceis", mas com um pouco de humor, toco em pontos sensíveis.
Felizmente, escrevo o que sinto e a forma como vejo o mundo, respeitando todas as opiniões e até aprendendo com algumas.

Comentem...critiquem...bem ou mal, mas façam-no!

5:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home