domingo, fevereiro 19, 2006

A Corrida das Baleias!

Desde miúdo que sinto um fascínio irracional por Faróis, atrai-me o serviço público que eles prestam, fascinam-me certos locais aonde eles se situam e toda a atmosfera quase mística que me transmitem.

De todos os faróis que conheço, o de Leça é sem duvida o melhor. Perguntam porquê e eu respondo. Foi o primeiro farol que conheci, é o que fica mais perto de minha casa e sem dúvida o que atrai mais visitantes, especialmente à noite!

Há umas noites atrás fui tomar café a Leça, e para meu espanto, ao passar junto ao farol, reparei que havia um estranho aglomerado de carros junto ao farol, alguns faziam fila, para entrar para uma espécie de descampado situado a uns metros do farol, eu, que sou um homem sem grandes maldades, comentei para uma pessoa que estava comigo, “Aquelas pessoas são como eu, adoram faróis” sem no entanto perceber o sorriso irónico da minha companhia!

Ao deparar com tal romária, e como sou do povo, resolvi ir também.

Ao chegar junto do tal descampado, reparei logo numa coisa, os carros estavam mal posicionados para apreciarem a beleza do Farol, mas depois percebi que o que aquelas pessoas realmente estavam a fazer. O interesse delas era outro.
Não era o Farol que as reunia em sim, mas sim, a Luz. A Luz do farol reflectida na imensidão do Oceano ali à frente.

Era bonito de se ver os carros ali estacionados, virados para o mar, a admirarem o espectáculo luminoso proporcionado pela luz daquele farol, num ambiente recolhedor e intimista, tão intimista que em certos carros colocavam jornais nos vidros laterais para assim poderem absorver melhor aqueles “picares de olho luminosos” que o farol dava em cada 10 segundos.

Estava uma noite fria, o que tornava o ambiente proporcionado pelo calor do carro um conforto quase caseiro, mas com um senão, muitos carros ficavam com os vidros embaciados, e eu como sou um sujeito prestável, decidi ajudar.

Peguei num pano de camurça, sai do carro e dirigi-me ao carro mais próximo, bati ao vidro e o tipo abriu com uma cara de chateado. Pedi desculpa e ofereci o pano, expliquei, que tal como eles, eu também era um apaixonado por faróis, ao que ele disse.

“Ó meu grande filho da puta, não vês que eu estou aqui a ver a corrida das baleias?”,

Acto continuo fechou o vidro, arrancou, deixando-me a olhar para o oceano a tentar ver a corrida.

A minha irmã, que estava no carro, envergonhada pelo que o tipo me disse, chamou-me para ir embora.

Ainda hoje, não sei como é que andavam baleias tão perto da costa

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

mori..... morri a rir,:-)))))) fizeste me lembrar eu ´´a uns anos atras a perguntar pk é que os carros estacionavam tao longe das casas:-)))))))))))) é tao bom ser inocente!:-)))))))) mas olha tb nao entendi a da corrida das baleias, hummmmmmmmmmm mas coisa boa nao era!... ocas xxl!

4:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o que se passa é que aquilo que muitos julgam ser uma baleia na realidade é um caparau. Daí a falta de compreensão sobreo que será a corrida das baleias.

12:49 da tarde  
Blogger claudia said...

Meu querido amigo ,nunca ouviste falar em "ir ver a foca" um dia destes eu explico-te ao pormenor..tss tsss...adorei o post.

Jokas e bom fds:)

11:28 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home