quarta-feira, março 22, 2006

Colombo

Não quero com este texto maçar ninguém, mas como ás vezes tenho uns acessos de cultura, coisa rara em mim, hoje escrevo sobre uma dúvida para alguns mas uma certeza para mim, a naturalidade de Cristóvão Colombo!

A história ensina-nos desde os bancos da escola que Cristóvão Colombo, era Genovês e que provinha de uma família de humildes tecelões.

Grande tanga, digo eu!

Começamos logo pela sua origem humilde, se ele de facto era um humilde tecelão, como é que depois chegava a Portugal, frequentava a corte do Rei mais poderoso da época , D. João II,e casava com uma fidalga? Era o mesmo que hoje em dia um preto da Cova da Moura chegar à Quinta da Marinha e casar com a filha de uma tia!!!! O amor é lindo mas a cores. O que deixa cair por terra a origem humilde dele.
Avancemos que ainda quero ir ao Dragão, a primeira terra que Colombo descobre é uma grande ilha, que ele baptiza de Cuba! Sim isso mesmo, como a nossa, mas Cuba no Alentejo já existia quando Colombo chega as Ámericas.

E esta merda confunde-me, porquê que um Genovês, ao serviço dos Reis de Espanha, chama ao que ele acredita ser uma grande descoberta, o nome de uma terra portuguesa? Coincidência? Coincidências para mim são um gajo ir ao Pingo Doce e ver lá a Marisa Cruz, ou encontar o Animal as cavalitas de um jornalista!

Para finalizar, o famoso episódio do Ovo de Colombo!

Diz a lenda, que Colombo durante um banquete foi interpelado por um Espanhol, sobre as suas capacidades , que o que ele fez até nem era difícil, o descobrir o Novo Mundo.
Levantou-se, pegou um ovo de galinha fresco e convidou a todos os presentes que tentassem colocá-lo de forma que se mantivesse em pé sobre um dos seus extremos".
A ocorrência teve bastante aceitação. Quase todos os presentes entraram logo naquele jogo e tentaram um após o outro, uns com mais, outros com menos convicção, ante o olhar atento dos demais. Mas passava o tempo e ninguém conseguia descobrir a maneira de conseguir que aquele ovo danado mantivesse o equilíbrio.
Finalmente Colombo pôs-se em pé, com ar solene, aproximou-se , pegou o ovo e o bateu levemente contra a superfície da mesa até que quebrou um pouco da casca de uma das pontas e graças a este pequeno achatamento o ovo se manteve perfeitamente na posição vertical.
Resumindo, fodeu os Espanhóis, com uma habilidade tipicamente portuguesa!
Vocês não teriam feito o mesmo?

Só para matar a curiosidade, o tal Colombo, chamava-se Salvador Fernandes Zarco, e era Alentejano, dai ter demorado tanto tempo a chegar à América, até nisso os alentejanos são lentos.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

De facto, o gajo provou que não tinha ovos entre as pernas. Quanto a isso da Vera Cus é que já não sei. Não estará aí o segredo velado da proveniência do ovo?

2:48 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home