segunda-feira, março 27, 2006

A Pesca

“ Não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar”

É mais ou menos isto que vem na Bíblia. Começo com esta frase, para me debruçar sobre um comentário proferido por um amigo, quando eu lhe disse que ia para os copos. Disse ele, “ – Boa pesca” “Boa pesca?” perguntei eu? – Sim, de gajas!” completou!

Achei curiosa a afirmação e estabeleci logo paralelismos com as diversas formas de pesca que conheço.

Assim, e partindo da analogia entre a pesca e o engate, temos:

O Pescador de alto-mar
Normalmente é um gajo casado, de boa posição social, que uma vez por mês e na companhia de amigos saí para a faina.
Tal como o tipo que adora pesca de alto-mar, este também se faz ao largo, ao largo de casa, e frequenta sítios como o Passerelle o Life e outras águas agitadas desta cidade, os seus “troféus” não são os normais atuns, espadartes ou tubarões, mas antes Checas, Húngaras e outros especímenes de leste.

Como são bons clientes, o patrão do barco, ou chulo, como queiram, faz mais de metade do trabalho, só tendo o “pescador” ajeitar a “cana” e sacar o pescado, claro que no fim paga e paga bem!

O Pescador da margem do rio

Já todos vocês viram aqueles desgraçados aos fim-de-semana junto ao Rio Douro a pescar.
O que eu chamo de pescador da beira-rio, são os divorciados, juntam-se em grupos e combinam saídas para as discotecas e bares da moda, como isco usam perfumes bons e roupas de marca. Até há os que levam a chave do carro na mão, quando o motivo é pescar, todos os iscos valem.
Eu nos pescadores à sério, já vi iscos que brilham no escuro, também os há para engates, chama-se diamantes.
Tal como os pescadores a sério, encontram a coragem para uma noite de má pescaria junto dos comparsas de engate ou pesca e emborcam uns vodkas ou vinho conforme os casos. Mas algo os une, só desejam que chegue o próximo fim-de-semana para voltarem à pesca.

Por fim temos, a mais baixa e asquerosa forma de pescar,

O Pescador da borda do esgoto

Todos os odeiam, todos os acham nojentos, mas estes pescam sempre.
Acho que todos sabem, que junto as saídas dos esgotos que poluem este Douro, há centenas de tainhas, que se alimentam da merda, elas lambuzam-se em merda.
Estes pescadores, usam a chamada “fateixa” um anzol de três bicos, que ao ser atirado para o meio daquela confusão que é o jantar das tainhas no esgoto, agarram sempre alguma.

Ora, na pesca do engate, também existem estes verdadeiros artistas, a fateixa deles é o piropo, género “O Morcona comia-te o sufixo” ou então “ Ó jóia, anda cá ao ourives “
Podemos encontra-los em discos tipo o La Movida e similares, onde as tainhas que lá param querem é ser pescadas e comidas, não importa por quem e estes pescadores só querem é comer.

Já dizia o meu falecido avô, “ Um peixe depois de amanhado e bem regado sabe sempre bem! “, eu acrescento à laia de conselho, - Bebam antes, bebam durante, bebam depois, porque estas tainhas são mesmo intragáveis .

Não se esqueçam que nem sempre tudo o que vem à rede é peixe, as vezes também se pesca carne, em forma de chouriço.

Este vosso amigo não gosta de pescar, gosta de ser pescado e em águas muito calmas, ali para os lados de Leça, no Tuareg ou no Batô!

10 Comments:

Blogger claudia said...

(ahahahah )Migo:)

Não paras de me surpreender:)

Até fiquei confusa ,mas tenho a dizer que sou um ciclideo (peixe de água quente) ...kikarago:))

bjs:)

10:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estou a ver q és um peixe de beira de rio...O teu azar é q sou peixinha de aquario e n sou p o anzol de qq um.... P me apanharem só com uma rede especial pq sou mto escorregadia :) Se deixar de ser esquisita pode ser q vá finalmente p o mar :)
Qt a ti... nunca te tornes num peixe de beira de esgoto pq és bonito demais p teres a cara suja de lama.. :)
Bjokinhas, Branca_Neve1

10:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

foscasse... que filho da pu... de raciocinio, :-))))))))))), e depois á sempre aqueles que preferem a caça, é o meu caso!:-)))))))))), e de preferencia olhar fazer mira, matar e depois perguntar: como te chamavas? llllooollll ganda maluco, sucessos pela vida! beijocas xxl

10:56 da tarde  
Blogger Politikus said...

Desculpa lá, mas não gosot de pesca, não como peixe. (não estou a gozar)

11:01 da tarde  
Blogger BÓLICE said...

LOL LOL LOL LOL...

MAN está soberbo. Ganda post. Alta aula de "pascaria"... ri desalmado.
Obrigado. Vou voltar para ter mais umas aulazitas...lol

ABRÇ & inté

1:00 da manhã  
Blogger Tunana said...

gosto de peixe
mas
prefiro salpicão

de qlq forma bigada pla dica
:P

beijos humidos, tu sabes onde;);)~
adoro-te migo do meu peito

**TuNaNa**

3:35 da tarde  
Blogger Alien David Sousa said...

A peixinha ri, mas no fundo deve estar em pânico de ser pescada!:)
Quanto aos pescadores. Bem, não sei se pescam alguma coisa...se calhar são mais as tentativas do que as conquistas.
Fica bem

3:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mais um blog daqueles de pessoas frustadas, enfim, so fala assim quem não sabe peva de pesca.
Analogias, eu tb posso aqui fazer uma, sobre os blogs e o tipo de pessoas os criam, grande parte.. gente frustada que para se impor em opiniões vem para aqui escrever lérias, o mais giro e que existe pessoas que aindam achão piada...

Uma tristeza.......

8:24 da manhã  
Blogger Ups!!! said...

Anónimo vai.te foder com uns anos de atraso

10:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ora então paras no bato em Leça?! Sim senhor, papalvo! Por que não és homem de dizer isso na cara daqueles a quem chamas desgraçados? Passavas tu a pardal e levavas com o milho de alguns como o Edu ou o Pit. Fica-te pela cadeira do PC e dobra a tua língua de porco e enfia-a no cuzinho cheio de merda das tuas conquistas :D Se quiseres aparecer estou na carqueja ou na elétrica seu FDP!

3:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home